Código: | LGP20005 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LPII | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa |
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Corpo docente: |
Carolina Glória de Almeida Guerreiro da Silva |
Português
- Rever e consolidar conhecimentos fundamentais da área das Ciências da Linguagem e da Linguística Portuguesa;
- Reconhecer a Gramática como um sistema de conhecimento dos falantes;
- Refletir acerca de correntes do pensamento linguístico ocidental;
- Adquirir e desenvolver instrumentos de análise gramatical que permitam uma descrição adequada de fenómenos linguísticos;
- Refletir sobre as propriedades específicas de vários níveis de conhecimento linguístico (fonético, fonológico, lexical, morfológico, sintático, semântico, pragmático);
- Relacionar as correspondentes componentes linguísticas das linguagens oral e gestual;
- (Re)Conhecer contextos e dinâmicas de diversidade linguística;
- Adquirir conhecimentos sobre processos de regulação de práticas linguísticas;
- Comunicar e partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
- Produzir textos orais e escritos de tipologias diferenciadas;
- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas.
A. Ciências da Linguagem (revisão de conceitos)
1. Linguagem, língua, fala
2. Aquisição da linguagem e gramática universal
3. Gramaticalidade, agramaticalidade e aceitabilidade
B. Componentes da gramática e níveis de análise linguística
1. Fonética e Fonologia
1.1. Relações entre sons da fala e ortografia
1.2. Descrição e classificação dos sons da fala
1.3. Segmentos fonológicos
1.4. Processos fonológicos
2. Morfologia
2.1. Flexão nominal e verbal
2.2. Processos de formação de palavras
3. Sintaxe
3.1. Tipos de constituintes: categorias sintáticas
3.2. Funções sintáticas
3.3. Ordem de palavras
3.4. Frases simples e frases complexas
4. Semântica
4.1. Do léxico: relações semânticas entre palavras
4.2. Do enunciado: Sentido e referência
4.2.1 Expressões referenciais e expressões predicativas
5. Pragmática
C. Línguas na Comunidade
1. Línguas minoritárias em Portugal
2. Comunicação em contextos multilingues
3. Regulação de práticas linguísticas
4. Educação linguística
5. Política linguística em Portugal
Os oito primeiros objetivos deste programa foram formulados tendo em vista a operacionalização direta de conteúdos programáticos. De modo a realçar a integração vertical dos conteúdos, estes objetivos (do primeiro ao oitavo) incluem vários núcleos de conteúdos. Todos os conteúdos programáticos são abrangidos pelos oito objetivos em questão.
Exposição de conhecimentos pela professora e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico).
Realização de exercícios, seguidos de discussão coletiva ou plenária dos resultados (ensino teórico-prático).
Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos complementares de aprofundamento (estudo e avaliação).
Orientação tutória para apoiar os trabalhos dos estudantes.
Os três últimos objetivos contêm de uma forma mais evidente a articulação das metodologias de ensino. Para eles contribuem especialmente o ensino teórico prático, a orientação tutória e a avaliação. No entanto, também aos oito objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.
A avaliação inclui os seguintes elementos:
Assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas (10%);
Trabalho de pesquisa e apresentação em aula (40%);
Teste final escrito de avaliação de conhecimentos e de competências (50%).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.
Regime de assiduidade: É obrigatória a presença em 75% das aulas.
Campos, M. H. & Xavier, M. F. (1991). Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Costa, J. e Santos, A. L. (2003). A Falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, I. H., Pedro, E. R., Duarte, I. & Gouveia, C. A. M. (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Mateus, M. H. M. & Villalva, A. (2006). O essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.
Mateus, M. H. M., Andrade, M., Viana M. C. & Villalva, A. (1990). Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I. & Faria, I. H. (2003). Gramática da Língua Portuguesa, 5ª edição revista e aumentada. Lisboa: Caminho.
Mateus, M. H. M., Falé, I. & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Raposo, E. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A. C., Segura, L. & Mendes, A. (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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